Livros falados sobre licitação

segunda-feira, 7 de março de 2016

Empate ME/EPP

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

EMPATE ME/EPP

Por Flavia Daniel Vianna
No empate ficto, a primeira colocada não é ME a segunda sim, porém os preços de exemplos são os seguintes, Primeira R$ 100,00 e segunda R$ 105,00, observe que mesmo usado o desempate ficto, as duas estão empatadas de fato, o que fazer? 
RESPOSTA: No empate ficto, a primeira colocada não é ME a segunda sim, porém os preços de exemplos são os seguintes, Primeira R$ 100,00 e segunda R$ 105,00, observe que mesmo usado o desempate ficto, as duas estão empatadas de fato, o que fazer?  

RESPOSTA:Em pregão presencial, ao final da etapa de lances o pregão termina assim: 1ª colocada - R$ 100,00 2ª colocada - R$ 105,00 - ME  Nesse caso deverá ser aplicado o empate ficto, então, se ao final da etapa de lances a colocação ficou da forma acima, a segunda colocada que é ME deverá ser convocada para, se quiser, cobrir o valor da 1ª e, assim o fazendo, assume a primeira colocação. Observe que a segunda colocada , para "pegar o lugar" da primeira colocada, deverá cobrir o preço da primeira (então, nesse exemplo, a ssegunda colocada teria que apresentar uma oferta de, por exemplo, R$ 99,99, ficando assim ao final:  1ª colocada ME - R$ 99,99 2ª colocada (empresa comum) - R$ 100,00  Se, por outro lado, a ME não cobrir a oferta, o pregão segue da forma original, com o primeiro colocado empresa comum e seu lance final de R$ 100,00. Esses exemplos são tratados no curso online VIANNA, com exemplos práticos para facilitar o entendimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário