NOTAS
EXPLICATIVAS
Os itens deste modelo
de Edital, destacados em vermelho itálico, devem ser preenchidos ou adotados
pelo órgão ou entidade pública licitante, de acordo com as peculiaridades do
objeto da licitação e critérios de oportunidade e conveniência, cuidando-se
para que sejam reproduzidas as mesmas definições nos demais instrumentos da
licitação, para que não conflitem.
Alguns itens
receberão notas explicativas destacadas para compreensão do agente ou setor
responsável pela elaboração das minutas referentes à licitação, que deverão ser
suprimidas quando da finalização do documento.
Supressão automática das notas explicativas: Clique no botão substituir no canto direito
da guia início ou use o atalho Ctrl+U; clique em mais, para ampliar a caixa de
diálogo, e depois em formatar, opção estilo. Na caixa de diálogo Localizar
estilo encontre o estilo citação e o selecione, depois clique em OK para sair.
Clique em substituir tudo. Faça isso apenas ao final, para elaborar a minuta
seguindo as orientações.
Quando quiser
localizar palavras posteriormente em qualquer documento, observe se abaixo do
campo localizar consta a informação “Formato: Estilo: Citação”. Em caso
positivo, clique em Sem Formatação, na caixa de diálogo ampliada, para voltar
às condições normais de pesquisa.
Os Órgãos
Assessorados deverão manter as notas de rodapé dos modelos utilizados para a
elaboração das minutas e demais anexos, a fim de que os Órgãos Consultivos, ao
examinarem os documentos, estejam certos de que dos modelos são os corretos. A
versão final do texto, após aprovada pelo órgão consultivo, deverá excluir a
referida nota.
MODELO DE EDITAL
PRESTAÇÃO
DE SERVIÇOS NÃO CONTÍNUOS
Ex.: serviços esporádicos – que
não precisam perdurar no tempo para o órgão ou entidade
HABILITAÇÃO COMPLETA (Art.
8º, II, III, IV, V E VI da IN SLTI/MPOG nº 2, de 11.10.10, atualizada)
Lei
Complementar nº 123, de 2006: itens exclusivos para ME/EPP/COO e itens para
ampla participação.
PREGÃO ELETRÔNICO
ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA
PREGÃO ELETRÔNICO Nº ....../20...
(Processo Administrativo n.°...........)
Torna-se público, para
conhecimento dos interessados, que o(a)...................... (órgão ou entidade pública),
por meio do(a)............................................ (setor responsável
pelas licitações),
sediado(a).............................. (endereço),
realizará licitação, na modalidade PREGÃO,
na forma ELETRÔNICA, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do
Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, do Decreto 2.271, de 7 de julho de
1997, das Instruções Normativas SLTI/MPOG nº 2, de 30 de abril de 2008, e nº
02, de 11 de outubro de 2010, da Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de
2006, da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, do Decreto n° 8.538,
de 06 de outubro de 2015,
aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e as
exigências estabelecidas neste Edital.
Data da sessão: XX/XX/XXXX
Horário: XX:XX
Local: Portal de Compras do Governo Federal –
www.comprasgovernamentais.gov.br
1.
DO OBJETO
1.1.
O objeto
da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para a contratação
de serviços de ..........................................................., conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste
Edital e seus anexos.
1.2.
A licitação será dividida em itens, conforme tabela constante do Termo de Referência, facultando-se
ao licitante a participação em quantos itens forem de seu interesse.
Ou
1.2. A licitação será dividida
em grupos, formados por um ou mais itens,
conforme tabela constante do Termo de Referência, facultando-se ao licitante a
participação em quantos grupos forem de seu interesse, devendo oferecer
proposta para todos os itens que o compõem.
Nota explicativa: De acordo com o TCU, “Parcelamento é a divisão
do objeto em partes menores e independentes. Cada parte, item, etapa ou parcela
representa uma licitação isolada ou em separado.” (Licitações & Contratos.
Orientações Básicas. 4ª ed., p. 225). A regra a ser observada pela
Administração nas licitações é a do parcelamento do objeto, conforme disposto
no § 1º do art. 23 da Lei nº 8.666, de 1993, também aplicável à modalidade
pregão, por força do disposto no art. 9º da Lei nº 10.520, de 2002. O objetivo
do parcelamento é o de melhor aproveitar os recursos disponíveis no mercado e
ampliar a competitividade, mas é imprescindível que a divisão do objeto seja
técnica e economicamente viável e não represente perda de economia de escala
(Súmula 247 do TCU). Por ser o parcelamento a regra, deve haver justificativa
quando este não for adotado. Sendo inviável técnica ou economicamente a divisão
do objeto em itens, o edital contará com apenas um item, devendo ser adaptada a
redação acima sugerida.
2.
DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
2.1.
As
despesas para atender a esta licitação estão programadas em dotação
orçamentária própria, prevista no orçamento da União para o exercício de 20...., na classificação
abaixo:
Gestão/Unidade:
Fonte:
Programa de Trabalho:
Elemento de Despesa:
PI:
3.
DO CREDENCIAMENTO
3.1.
O Credenciamento é o nível básico do registro
cadastral no SICAF, que permite a participação dos interessados na modalidade
licitatória Pregão, em sua forma eletrônica.
3.2.
O cadastro no SICAF poderá ser iniciado no
Portal de Compras do Governo Federal, no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br,
com a solicitação de login e senha pelo interessado.
3.3.
O
credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade do
licitante ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica
para realização das transações inerentes a este Pregão.
3.4.
O uso da
senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo
qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo
ao provedor do sistema, ou ao órgão ou entidade responsável por esta licitação,
responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha,
ainda que por terceiros.
3.5.
A perda da senha ou a quebra de sigilo deverá ser comunicada
imediatamente ao provedor do sistema para imediato bloqueio de acesso.
4.
DA PARTICIPAÇÃO NO PREGÃO.
4.1.
Poderão participar deste Pregão interessados cujo ramo de atividade seja
compatível com o objeto desta licitação, e que estejam com Credenciamento
regular no Sistema de Cadastramento
Unificado de Fornecedores – SICAF, conforme disposto no §3º do artigo 8º da IN
SLTI/MPOG nº 2, de 2010.
4.1.1.
Em relação aos itens ....., ....., ....., a participação é exclusiva a
microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas enquadradas
no art. 34 da Lei nº 11.488, de 2007.
4.2.
Não poderão participar desta licitação os interessados:
4.2.1.
proibidos de participar de licitações e celebrar contratos
administrativos, na forma da legislação vigente;
4.2.2.
estrangeiros que não tenham representação legal no Brasil com poderes
expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente;
4.2.3.
que se enquadrem nas vedações previstas no
artigo 9º da Lei nº 8.666, de 1993;
4.2.4.
que
estejam sob falência, em recuperação judicial ou extrajudicial, concurso de
credores, concordata ou insolvência, em processo de dissolução ou liquidação;
4.2.5.
entidades empresariais que estejam reunidas em consórcio;
Nota Explicativa: O
presente edital não prevê as condições de participação de empresas reunidas em consórcio,
vez que a experiência prática demonstra que as licitações que permitem essa
participação são aquelas que envolvem serviços de grande vulto e/ou de alta
complexidade técnica. Como o presente modelo de minuta foi elaborado com foco
no dia a dia da Administração, consignou-se a vedação acima.
Note-se que “...a aceitação de consórcios na disputa
licitatória situa-se no âmbito do poder discricionário da administração
contratante, conforme art. 33, caput, da Lei n. 8.666/1993, requerendo-se,
porém, que sua opção seja sempre previamente justificada no respectivo processo
administrativo, conforme entendimento dos Acórdãos de ns. 1.636/2006-P e
566/2006-P” - TCU Ac n. 2869/2012-Plenário (Item 1.7.1).
Em todo caso, a Administração deverá fundamentar qualquer opção
adotada, vez que “...a vedação de empresas em consórcio, sem que haja
justificativa razoável...” pode ser considerada restrição à competitividade do
certame (TCU, Ac n. 963/2011-2ª Câmara, Item 9.2.1).
Caso haja a opção pela participação de empresas em consórcio,
além da justificativa, a Administração deverá adaptar o presente edital nos
termos do art. 33 da Lei n. 8.666/93.
4.3.
Será permitida a participação de cooperativas, desde que apresentem
modelo de gestão operacional adequado ao objeto desta licitação, com
compartilhamento ou rodízio das atividades de coordenação e supervisão da
execução dos serviços, e desde que os serviços contratados sejam executados
obrigatoriamente pelos cooperados, vedando-se qualquer intermediação ou
subcontratação.
Nota explicativa: O órgão licitante deve analisar com cautela
as características do serviço que pretende contratar, especialmente quanto às
diversas obrigações dos trabalhadores que executarão os serviços, para
verificar se, no caso concreto, as tarefas seriam passíveis de execução com
autonomia pelos cooperados, sem relação de subordinação, seja entre a
cooperativa e os cooperados, seja entre estes e a Administração, nos termos do
inciso I do artigo 4° da Instrução Normativa SLTI/MPOG n° 2, de 30 de abril de
2008.
Em caso positivo, a participação de cooperativas será
permitida. Do contrário, deve ser vedada a participação de cooperativas no
certame.
Súmula 281 do TCU: É vedada a participação de cooperativas em
licitação quando, pela natureza do serviço ou pelo modo como é usualmente
executado no mercado em geral, houver necessidade de subordinação jurídica
entre o obreiro e o contratado, bem como de pessoalidade e habitualidade.
Lembramos que, caso
se proíba a participação de cooperativas, as demais disposições do Edital devem
ser adaptadas a esta nova condição.
4.4.
Como
condição para participação no Pregão, o licitante assinalará “sim” ou “não” em
campo próprio do sistema eletrônico, relativo às seguintes declarações:
4.4.1.
que cumpre os requisitos estabelecidos no artigo 3° da Lei Complementar nº 123, de 2006, estando apto a usufruir do
tratamento favorecido estabelecido em seus arts. 42 a 49.
4.4.1.1.
nos itens exclusivos a microempresas, empresas de pequeno porte e
sociedades cooperativas, a assinalação do campo “não” impedirá o prosseguimento
no certame;
4.4.1.2.
nos itens
não exclusivos, a assinalação do campo “não” , apenas produzirá o efeito de o licitante não ter direito ao
tratamento favorecido previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, mesmo que
microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa;
4.4.2.
que está
ciente e concorda com as condições contidas no Edital e seus anexos, bem como
de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos no Edital;
4.4.3.
que
inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no certame, ciente da
obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores;
4.4.4.
que não
emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não
emprega menor de 16 anos, salvo menor, a partir de 14 anos, na condição de
aprendiz, nos termos do artigo 7°, XXXIII, da Constituição.
4.4.5.
que a proposta foi elaborada de forma independente, nos termos da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 16 de setembro de 2009.
5.
DO ENVIO DA PROPOSTA
5.1.
O
licitante deverá encaminhar a proposta por meio do sistema eletrônico até a
data e horário marcados para abertura da sessão, quando, então, encerrar-se-á
automaticamente a fase de recebimento de propostas.
5.2.
Todas as
referências de tempo no Edital, no aviso e durante a sessão pública observarão
o horário de Brasília – DF.
5.3.
O
licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu
nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas
e lances.
5.4.
Incumbirá
ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão
pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de
negócios, diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema
ou de sua desconexão.
5.5.
Até a abertura da
sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir as propostas
apresentadas.
5.6.
O licitante deverá
enviar sua proposta mediante o preenchimento, no sistema eletrônico, dos
seguintes campos:
5.6.1.
valor ...... (mensal, unitário, hora trabalhada, etc, conforme o
caso) e ...... (anual, total) do item;
5.6.2.
Descrição detalhada do objeto, contendo, entre
outras, as seguintes informações:
Nota explicativa: Embora não seja obrigatório exigir o
preenchimento do campo "descrição detalhada do objeto contratado" com
os dados acima, uma vez que o licitante já declarou que sua proposta está de
acordo com as condições do Edital, no pregão eletrônico esta é a maneira pela
qual o órgão poderá obter informações mais detalhadas sobre a proposta do
licitante, para fins de classificação ou aceitação.
Especialmente no caso
de licitação de serviços, a utilização de tal campo mostra-se necessária para
que o licitante informe os requisitos exigidos pela Instrução Normativa
SLTI/MPOG n° 2, de 2008.
De fato, nos termos
da Instrução Normativa (arts. 21, 22 e 29), a empresa deve indicar determinados
elementos em sua proposta, os quais auxiliarão o órgão licitante a examinar de
forma objetiva, na fase de aceitação, sua real adequação e exequibilidade. Sem
a indicação de tais elementos, o órgão não dispõe de informações suficientes
para julgar a aceitabilidade da proposta.
Assim, recomenda-se que,
de acordo com o objeto da licitação, o órgão ou entidade examine os demais
dados pertinentes (além do preço) que deverão ser analisados na fase de
aceitação da proposta e insira no edital a exigência de preenchimento do campo
"descrição detalhada do objeto contratado" com as informações que
reputar necessárias, notadamente aquelas pertinentes do art. 21 da IN n° 2, de
2008, lembrando-se de não exigir informações que impliquem na identificação do
licitante.
Também alertamos que
só se deve exigir o preenchimento detalhado de dados que sejam relevantes e
efetivamente utilizados para a aceitação da proposta. Cite-se recente decisão
do TCU sobre o tema (Acórdão nº 2.279/2009 - 2ª Câmara):
"1.5.1.1. eleja
os quesitos fundamentais que devam constar da descrição detalhada do campo do
COMPRASNET, quando esta se demonstrar extensa, a fim de evitar a apresentação
de propostas incompletas (por falta de espaço no referido campo para indicação
de todos os itens técnicos do Edital e/ou do Termo de Referência), gerando
questionamentos evitáveis;"
Lembramos que, na
fase de julgamento, também poderá ser solicitado pelo Pregoeiro o envio de
arquivo anexo, contendo as informações relevantes para a análise da proposta.
5.6.2.1.
Produtividade adotada, e se esta for diferente daquela utilizada
pela Administração como referência, a respectiva comprovação de exequibilidade;
Nota explicativa: O órgão deve exigir a indicação da
produtividade exclusivamente quando tal fator for mensurável, caso em que o
estudo da produtividade utilizada pela Administração para servir de referência
deve ser disponibilizado.
5.6.2.2.
A relação dos materiais e equipamentos que serão utilizados na
execução dos serviços, indicando o quantitativo e sua especificação;
Nota explicativa: O órgão deve exigir tal relação quando tal
fator for mensurável, notadamente quando a lista não for muito extensa e, ao
mesmo tempo, importante para a contratação.
5.7.
Todas as
especificações do objeto contidas na proposta vinculam a Contratada.
5.8.
Nos
valores propostos estarão inclusos todos os custos operacionais, encargos
previdenciários, trabalhistas, tributários, comerciais e quaisquer outros que
incidam direta ou indiretamente na prestação dos serviços.
5.9.
Em se tratando de
Microempreendedor Individual – MEI, o licitante deverá incluir, no campo das
condições da proposta do sistema eletrônico, o valor correspondente à
contribuição prevista no art. 18-B da Lei Complementar n. 123, de 2006.
5.10.
Quando se tratar
de cooperativa de serviço, o licitante preencherá, no campo condições da
proposta do sistema eletrônico, o valor correspondente ao percentual de que
trata o art. 22, inciso IV, da Lei nº 8.212, de 24.07.91, com a redação da Lei
nº 9.876, de 26.11.99, também referido no art. 72 da Instrução Normativa/RFB Nº
971, de 13 de novembro de 2009 (DOU 17.11.2009).
Nota explicativa: Este item deve constar no Edital somente
quando legítima a admissão de sociedades cooperativas na licitação.
5.11.
O prazo de
validade da proposta não será inferior a ........
(......) dias, a contar da data de sua apresentação.
Nota Explicativa: Art. 27, § 4º, do Decreto nº 5.450, de
2005: “O prazo de validade das propostas será de sessenta dias, salvo
disposição específica do Edital”. Desta forma, é possível prever prazo
diferente, de acordo com as peculiaridades da licitação.
6.
DAS PROPOSTAS E FORMULAÇÃO DE LANCES
6.1.
A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio de
sistema eletrônico, na data, horário e local indicados
neste Edital.
6.2.
O Pregoeiro
verificará as propostas apresentadas, desclassificando desde logo aquelas que
não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital,
contenham vícios insanáveis ou não apresentem as especificações técnicas exigidas no Termo de
Referência.
Nota explicativa: A parte final do dispositivo adotará essa
redação quando necessária a indicação de especificações técnicas na proposta,
na forma definida no Termo de Referência.
6.2.1.
A
desclassificação será sempre fundamentada e registrada no sistema, com
acompanhamento em tempo real por todos os participantes.
6.2.2.
A não
desclassificação da proposta não impede o seu julgamento definitivo em sentido
contrário, levado a efeito na fase de aceitação.
6.3.
O sistema
ordenará automaticamente as propostas classificadas, sendo que somente estas
participarão da fase de lances.
6.4.
O sistema
disponibilizará campo próprio para troca de mensagens entre o Pregoeiro e os
licitantes.
6.5.
Iniciada a
etapa competitiva, os licitantes deverão encaminhar lances exclusivamente por
meio de sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do seu recebimento e
do valor consignado no registro.
6.5.1.
O lance deverá ser ofertado pelo valor..... (total/anual, conforme o
caso) do item ou maior
desconto oferecido.
6.6.
Os
licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observando o horário fixado para
abertura da sessão e as regras estabelecidas no Edital.
6.7.
O intervalo mínimo de diferença de valores entre os lances, que
incidirá tanto em relação aos lances intermediários quanto em relação à
proposta que cobrir a melhor oferta deverá ser ........ (....).
6.7.1.
Em caso de falha no sistema, os lances em desacordo com a norma
deverão ser desconsiderados pelo pregoeiro, devendo a ocorrência ser comunicada
imediatamente à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.
6.7.2.
Na hipótese do subitem anterior, a ocorrência será registrada em
campo próprio do sistema.
Nota
Explicativa: subitem poderá ser
acrescentado para incluir intervalo mínimo entre os lances, nos termos da
Instrução Normativa/SLTI nº 03/2013, conforme diretrizes do Sistema COMPRASNET.
6.8.
O
licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e
registrado pelo sistema.
6.8.1.
O
intervalo entre os lances enviados pelo mesmo licitante não poderá ser inferior
a vinte (20) segundos e o intervalo entre lances não poderá ser inferior a três
(3) segundos.
6.9.
Não serão
aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for
recebido e registrado em primeiro lugar.
6.10.
Durante o
transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do
valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante.
6.11.
No caso de
desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do Pregão, o
sistema eletrônico poderá permanecer acessível aos licitantes para a recepção
dos lances.
6.12.
Se a
desconexão perdurar por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão será
suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa do Pregoeiro aos
participantes.
6.13.
A etapa de
lances da sessão pública será encerrada por decisão do Pregoeiro. O sistema
eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que
transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente
determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a
recepção de lances.
6.14.
Caso o licitante não apresente lances, concorrerá com o valor de sua
proposta e, na hipótese de desistência de apresentar outros lances, valerá o
último lance por ele ofertado, para efeito de ordenação das propostas.
6.15.
Em relação aos itens não exclusivos a microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas,
uma vez encerrada a etapa de lances, será efetivada a verificação automática, junto à
Receita Federal, do porte da entidade empresarial. O sistema identificará em
coluna própria as microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades
cooperativas participantes, procedendo à comparação com os valores da primeira
colocada, se esta for empresa de maior porte, assim como das demais
classificadas, para o fim de aplicar-se o disposto nos arts. 44 e 45 da LC nº
123, de 2006, regulamentada pelo Decreto nº 8.538, de 2015.
6.16.
Nessas
condições, as propostas de microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas que se encontrarem na faixa de até 5% (cinco por cento) acima da
proposta ou lance de menor preço serão consideradas empatadas com a primeira
colocada.
6.17.
A melhor
classificada nos termos do item anterior terá o direito de encaminhar uma
última oferta para desempate, obrigatoriamente em valor inferior ao da primeira
colocada, no prazo de 5 (cinco) minutos controlados pelo sistema, contados após
a comunicação automática para tanto.
6.18.
Caso a microempresa,
empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa melhor classificada desista ou não se manifeste no prazo
estabelecido, serão convocadas as demais licitantes microempresa,
empresa de pequeno porte e sociedade cooperativa que
se encontrem naquele intervalo de 5% (cinco por cento), na ordem de
classificação, para o exercício do mesmo direito, no prazo estabelecido no
subitem anterior.
6.19.
Ao presente certame
não se aplica o sorteio como critério de desempate. Lances equivalentes não
serão considerados iguais, vez que a ordem de apresentação das propostas pelos
licitantes é utilizada como um dos critérios de classificação.
6.20.
Para
a contratação de serviços comuns de informática e automação, definidos no art.
16-A da Lei n° 8.248, de 1991, será assegurado o direito de preferência
previsto no seu artigo 3º, conforme procedimento estabelecido nos artigos 5° e
8° do Decreto n° 7.174, de 2010.
6.20.1.
Nas contratações de bens e serviços de
informática e automação, nos termos da Lei nº 8.248, de 1991, as licitantes
qualificadas como microempresas ou empresas de pequeno porte que fizerem jus ao
direito de preferência previsto no Decreto nº 7.174, de 2010, terão prioridade
no exercício desse benefício em relação às médias e às grandes empresas na
mesma situação.
6.20.2.
Quando aplicada a margem de preferência a
que se refere o Decreto nº 7.546, de 2 de agosto de 2011, não se aplicará o desempate
previsto no Decreto nº 7.174, de 2010.
7.
DA
ACEITABILIDADE DA PROPOSTA VENCEDORA.
Nota Explicativa: Como condição
prévia à aceitação da proposta, caso o licitante detentor da proposta
classificada em primeiro lugar tenha usufruído do tratamento diferenciado
previsto nos artigos 44 e 45 da Lei Complementar n° 123, de 2006, o Pregoeiro
poderá consultar o Portal da Transparência do Governo Federal, seção “Despesas
– Gastos Diretos do Governo – Favorecido (pessoas físicas, empresas e outros)”,
para verificar se o somatório dos valores das ordens bancárias por ele
recebidas, no exercício anterior, extrapola o limite de R$ 3.600.000,00 (três
milhões e seiscentos mil reais), previsto no artigo 3°, inciso II, da Lei
Complementar n° 123, de 2006, ou o limite proporcional de que trata o artigo
3°, § 2°, do mesmo diploma, em caso de início de atividade no exercício
considerado.
Para a microempresa ou empresa de pequeno porte, a consulta
também abrangerá o exercício corrente, para verificar se o somatório dos valores
das ordens bancárias por ela recebidas, até o mês anterior ao da sessão pública
da licitação, extrapola os limites acima referidos, acrescidos do percentual de
20% (vinte por cento) de que trata o artigo 3°, §§ 9°-A e 12, da Lei
Complementar n° 123, de 2006.
Constatada a ocorrência de qualquer das situações de
extrapolamento do limite legal, o Pregoeiro deverá indeferir a aplicação do
tratamento diferenciado em favor do licitante, conforme artigo 3°, §§ 9°, 9°-A,
10 e 12, da Lei Complementar n° 123, de 2006, com a consequente recusa do lance
de desempate, sem prejuízo das penalidades incidentes (ver TCU, Ac. n.
1.793/2011 – Plenário).
7.1.
Encerrada a etapa de lances e depois da verificação de possível empate,
o Pregoeiro examinará a proposta classificada
em primeiro lugar
quanto ao preço, a sua exequibilidade, bem como quanto ao cumprimento das
especificações do objeto.
7.2.
Será desclassificada a proposta ou o lance vencedor com valor superior ao
preço máximo fixado, ou que apresentar preço manifestamente inexequível.
OU
7.2 Será
desclassificada a proposta ou o lance vencedor cujo percentual de desconto seja
inferior ao mínimo exigido ou torne o preço do objeto manifestamente
inexequível.
7.3.
Considera-se inexequível a
proposta de preços ou menor lance que, comprovadamente, for insuficiente para a
cobertura dos custos da contratação, apresente preços global ou unitários
simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos
insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o
ato convocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos, exceto
quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do próprio
licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração.
Nota Explicativa:
Atentar para a adoção de apenas um dos critérios de aceitabilidade da menor
proposta ou lance vencedor, assim como para a distinção entre valor máximo
(art. 40, X) e maior percentual de desconto. O critério de aceitabilidade
baseado no maior percentual de desconto equivale ao critério de julgamento
baseado no menor preço; quanto maior o percentual de desconto ofertado sobre
determinada tabela de preço, menor o valor a ser despendido pela Administração
na contratação. Destarte, o Termo de Referência deverá indicar o valor máximo
aceitável para cada item licitado.
7.4.
Se houver indícios de inexequibilidade da
proposta de preço, ou em caso da necessidade de esclarecimentos complementares,
poderão ser efetuadas diligências, na forma do § 3° do artigo 43 da Lei n°
8.666, de 1993, a exemplo das enumeradas no §3º, do art. 29, da IN SLTI/MPOG nº 2, de 2008.
7.5.
Quando o licitante apresentar preço final
inferior a 30% (trinta por cento) da média dos preços ofertados para o mesmo
item, não sendo possível a sua imediata desclassificação por inexequibilidade,
será obrigatória a realização de diligências para o exame da proposta.
7.6.
Qualquer interessado poderá requerer que se
realizem diligências para aferir a exequibilidade e a legalidade das propostas,
devendo apresentar as provas ou os indícios que fundamentam a suspeita.
7.7.
O Pregoeiro poderá convocar o licitante para enviar documento digital,
por meio de funcionalidade disponível no sistema, estabelecendo no “chat” prazo
razoável para tanto, sob pena de não aceitação da proposta.
7.7.1.
O prazo estabelecido pelo Pregoeiro poderá ser prorrogado por
solicitação escrita e justificada do licitante, formulada antes de findo o
prazo estabelecido, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.
7.8.
Se a proposta ou lance vencedor for
desclassificado, o Pregoeiro examinará a proposta ou lance subsequente, e,
assim sucessivamente, na ordem de classificação.
7.9.
Havendo necessidade, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a
continuidade da mesma.
7.10.
O Pregoeiro poderá
encaminhar, por meio do sistema eletrônico, contraproposta ao licitante que
apresentou o lance mais vantajoso, com o fim de negociar a obtenção de melhor
preço, vedada a negociação em condições diversas das previstas neste Edital.
7.10.1.
Também nas hipóteses
em que o Pregoeiro não aceitar a proposta e passar à subsequente, poderá
negociar com o licitante para que seja obtido preço melhor.
7.10.2.
A
negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos
demais licitantes.
7.11.
Nos itens não exclusivos a microempresas, empresas de pequeno porte e
sociedades cooperativas, sempre que
a proposta não for aceita, e antes de o Pregoeiro passar à subsequente, haverá
nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do empate ficto,
previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº
123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida, se for o caso.
8.
DA
HABILITAÇÃO
Nota explicativa: No presente modelo é exigido um amplo leque
de requisitos de habilitação, com base no disposto nos arts. 28 a 31 da Lei nº
8.666, de 1993. É fundamental que a Administração examine, diante do caso
concreto, se o objeto da contratação demanda a exigência de todos os requisitos
de habilitação apresentados neste modelo, levando-se em consideração o vulto
e/ou a complexidade do objeto, excluindo-se o que entender excessivo. Observar
que exigências demasiadas poderão prejudicar a competitividade da licitação e
ofender a o disposto no art. 37, XXI da Constituição Federal, o qual preceitua
que “o processo de licitação pública....somente permitirá as exigências de
qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das
obrigações”.
Em licitação dividida
em itens, as exigências de habilitação
podem adequar-se a essa divisibilidade (Súmula 247 do TCU), sendo possível, num
mesmo Edital, a exigência de requisitos de habilitação mais amplos somente para
alguns itens. Para se fazer isso, basta acrescentar uma ressalva ao final na
exigência pertinente, tal como “(exigência relativa somente aos itens ....,
...., .....)”.
Observar-se, contudo, para não acrescentar requisitos que não tenham suporte
nos arts. 28 a 31 da Lei nº 8.666, de 1993.
8.1.
Como
condição prévia ao exame da documentação de habilitação
do licitante detentor da proposta classificada em
primeiro lugar, o
Pregoeiro verificará o eventual
descumprimento das condições de participação, especialmente quanto à
existência de sanção que impeça a participação no certame ou a futura
contratação, mediante a consulta aos seguintes cadastros:
8.1.1.
SICAF;
8.1.2.
Cadastro Nacional de Empresas
Inidôneas e Suspensas – CEIS, mantido pela Controladoria-Geral da União (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis);
8.1.3.
Cadastro
Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, mantido
pelo Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php).
8.1.4.
Lista de Inidôneos, mantida pelo
Tribunal de Contas da União – TCU;
Nota explicativa: A
consulta aos dois cadastros – CEIS e CNJ –, além do tradicional SICAF, na fase
de habilitação, é recomendação do TCU (Acórdão n° 1.793/2011 – Plenário).
Trata-se de verificação da própria condição de participação na licitação.
8.1.5.
A consulta aos cadastros será realizada em nome da empresa licitante e
também de seu sócio majoritário, por força do artigo 12 da Lei n° 8.429, de
1992, que prevê, dentre as sanções impostas ao responsável pela prática de ato
de improbidade administrativa, a proibição de contratar com o Poder Público,
inclusive por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.
8.1.6.
Constatada a existência de sanção, o Pregoeiro reputará o licitante
inabilitado, por falta de condição de participação.
Nota explicativa: O
SICAF informa a composição do quadro societário das empresas, inclusive quanto
ao percentual de participação de cada sócio.
Conforme o Manual do
SICAF, disponível no Portal de Compras do Governo Federal, o preenchimento
desses dados é exigido já no Nível I - Credenciamento, de sorte que, a
princípio, o pregoeiro disporá das informações dos sócios de todas as empresas
que participarem do pregão eletrônico, inclusive aquelas eventualmente não
cadastradas nos demais níveis do SICAF.
De todo modo, caso
tais informações não estejam disponíveis no SICAF, cabe ao pregoeiro solicitar
a apresentação do contrato social da empresa - o qual, aliás, já é documento de
apresentação obrigatória na habilitação jurídica.
8.2.
O Pregoeiro, então, consultará o Sistema de Cadastro Unificado de
Fornecedores – SICAF, em relação à habilitação jurídica, à regularidade fiscal
e trabalhista, à qualificação econômica financeira e habilitação técnica
conforme disposto nos arts. 4º, caput,
8º, § 3º, 13 a 18 e 43, III, da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010.
8.2.1.
Também
poderão ser consultados os sítios
oficiais emissores de certidões, especialmente quando o licitante esteja
com alguma documentação vencida junto ao SICAF.
8.2.2.
Caso o Pregoeiro
não logre êxito em obter a certidão correspondente através do sítio oficial, ou
na hipótese de se encontrar vencida no referido sistema, o licitante será
convocado a encaminhar, no prazo de .......
(.........) horas, documento válido que comprove o atendimento das exigências deste
Edital, sob pena de inabilitação, ressalvado o disposto quanto à comprovação da
regularidade fiscal das microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades
cooperativas, conforme estatui o art.
43, § 1º da LC nº 123, de 2006.
8.3.
Os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro
Unificado de Fornecedores – SICAF além do nível de credenciamento exigido pela
Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão apresentar a seguinte
documentação relativa à Habilitação Jurídica e à Regularidade Fiscal e
trabalhista, nas condições seguintes:
8.4.
Habilitação
jurídica:
8.4.1.
No caso de empresário individual: inscrição no Registro Público de
Empresas Mercantis, a cargo da Junta Comercial da respectiva sede;
8.4.2.
Em se tratando de Microempreendedor Individual – MEI: Certificado da
Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI, na forma da Resolução CGSIM
nº 16, de 2009, cuja aceitação ficará condicionada à verificação da
autenticidade no sítio www.portaldoempreendedor.gov.br;
8.4.3.
No caso de sociedade empresária ou empresa individual de responsabilidade
limitada - EIRELI: ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor,
devidamente registrado na Junta Comercial da respectiva sede, acompanhado de
documento comprobatório de seus administradores;
8.4.4.
No caso de sociedade simples: inscrição do ato constitutivo no Registro
Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, acompanhada de prova da
indicação dos seus administradores;
8.4.5.
No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte: certidão expedida
pela Junta Comercial ou pelo Registro Civil das Pessoas Jurídicas, conforme o
caso, que comprove a condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos
termos do artigo 8° da Instrução Normativa n° 103, de 30/04/2007, do
Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC;
8.4.6.
No caso
de sociedade cooperativa: ata de fundação e estatuto social em vigor, com a ata
da assembleia que o aprovou, devidamente arquivado na Junta Comercial ou
inscrito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da respectiva sede, bem como o
registro de que trata o art. 107 da Lei nº 5.764, de 1971.
Nota explicativa:
Este item acima deve constar no Edital somente quando legítima a admissão de
sociedades cooperativas na licitação.
8.4.7.
Inscrição no Registro
Público de Empresas Mercantis onde opera, com averbação no Registro onde tem
sede a matriz, no caso de ser o participante sucursal, filial ou agência;
8.4.8.
No caso de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País:
decreto de autorização;
8.4.9.
No caso de exercício de atividade de ............: ato de registro
ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, nos termos do
art. ..... da (Lei/Decreto) n° ........
Nota explicativa: Tal exigência tem como supedâneo o disposto
no art. 28, V, da Lei n° 8.666/93. Cabe ao órgão ou entidade analisar se a
atividade relativa ao objeto licitado exige tal registro ou autorização para
funcionamento, em razão de previsão normativa. Em caso positivo, especificar o
documento a ser apresentado e o órgão competente para expedi-lo, além do
fundamento normativo.
8.4.10.
Os documentos acima deverão estar acompanhados de todas as alterações ou
da consolidação respectiva;
8.5.
Regularidade
fiscal e trabalhista:
8.5.1.
prova
de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas ou no Cadastro de
Pessoas Físicas, conforme o caso;
8.5.2.
prova de regularidade fiscal
perante a Fazenda Nacional, mediante apresentação de certidão expedida
conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela
Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), referente a todos os créditos
tributários federais e à Dívida Ativa da União (DAU) por elas administrados,
inclusive aqueles relativos à Seguridade Social, nos termos da Portaria Conjunta
nº 1.751, de 02/10/2014, do Secretário da Receita Federal do Brasil e da
Procuradora-Geral da Fazenda Nacional.
8.5.3.
prova de regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
(FGTS);
8.5.4.
prova
de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante
a apresentação de certidão negativa ou positiva com efeito de negativa, nos
termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo
Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943;
8.5.5.
prova de inscrição no cadastro de contribuintes municipal, relativo ao
domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e
compatível com o objeto contratual;
8.5.6.
prova de regularidade
com a Fazenda Municipal do domicílio ou sede do licitante;
Nota explicativa: O artigo 193 do CTN preceitua que a prova da quitação de todos os
tributos devidos dar-se-á no âmbito da Fazenda Pública interessada, relativos à atividade em cujo exercício contrata ou
concorre. A comprovação de
inscrição no cadastro de contribuinte e regularidade fiscal correspondente
(estadual ou municipal) considerará a natureza da atividade, objeto da
licitação. A exigência de inscrição no cadastro municipal decorre do âmbito da
tributação incidente sobre o objeto da licitação; tratando-se de serviços,
incide, em regra, o ISS, tributo municipal. Serviços de Telecomunicações e de
Transporte Interestadual, no entanto, são tributados por ICMS.
8.5.7.
caso o
fornecedor seja considerado isento dos tributos municipais relacionados ao
objeto licitatório, deverá comprovar tal condição mediante a apresentação de
declaração da Fazenda Municipal do
domicílio ou sede do fornecedor, ou outra equivalente, na forma da lei;
Nota Explicativa: Dispõe a Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2,
de 2010, que: “Art. 16. A regularidade, junto ao SICAF, do fornecedor
considerado isento dos tributos estaduais ou municipais, será comprovada
mediante a apresentação de declaração da Fazenda Estadual ou da Fazenda
Municipal do domicílio ou sede do fornecedor, ou outra equivalente, na forma da
lei.”
8.5.8.
caso o licitante detentor do menor preço seja
microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, deverá apresentar toda a documentação
exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta
apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação.
8.5.9.
A licitante melhor classificada deverá, também, apresentar a documentação
de regularidade fiscal das microempresas e/ou empresas de pequeno porte que
serão subcontratadas no decorrer da execução do contrato, ainda que exista
alguma restrição, aplicando-se o prazo de regularização previsto no art. 4º,
§1º do Decreto nº 8.538, de 2015.
Nota Explicativa:
O subitem acima deverá ser incluído quando a licitação contiver a previsão de
subcontratação, conforme art. 7º do Decreto n. 8.538, de 2015. Insta observar
que não se admite a sub-rogação completa ou da parcela principal da contratação
(art. 7º, inciso I).
8.6.
Em relação
ao(s)
item(ns) (....), os licitantes que não
estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF
no nível da Qualificação
Econômico-Financeira, conforme Instrução
Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão apresentar a seguinte documentação:
Nota Explicativa: Lembrar
que a exigência pode restringir-se
a alguns itens, como, por exemplo, somente aos itens não exclusivos a
microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas, ou mesmo
não ser exigida para nenhum deles, caso em que deve ser suprimida do edital.
8.6.1.
certidão
negativa de falência ou recuperação judicial expedida pelo distribuidor da sede
da pessoa jurídica;
8.6.2.
balanço
patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis
e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da
empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios,
podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3
(três) meses da data de apresentação da proposta;
8.6.2.1.
No caso de empresa constituída no exercício social vigente, admite-se a
apresentação de balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao período de
existência da sociedade;
8.6.2.2.
Em se
tratando de licitação para locação de materiais ou para fornecimento de bens
para pronta entrega, não se exigirá da microempresa ou empresa de pequeno porte
a apresentação de balanço patrimonial do último exercício social;
8.6.3.
comprovação da situação financeira da empresa
será constatada mediante obtenção de índices de Liquidez Geral (LG), Solvência
Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), resultantes da aplicação das fórmulas:
LG =
|
Ativo Circulante + Realizável a Longo
Prazo
|
Passivo Circulante + Passivo Não
Circulante
|
SG =
|
Ativo Total
|
Passivo Circulante + Passivo Não Circulante
|
LC =
|
Ativo Circulante
|
Passivo Circulante
|
8.6.4.
As empresas, cadastradas ou não no SICAF, que apresentarem resultado
inferior ou igual a 1(um) em qualquer dos índices de Liquidez Geral (LG),
Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), deverão comprovar patrimônio
líquido de ...(....) do valor estimado da
contratação ou do item pertinente.
Nota
Explicativa: A
fixação do percentual referente ao patrimônio líquido se insere na esfera de
atuação discricionária da Administração até o limite legal de 10% (dez por
cento) do valor estimado da contratação (art. 31, § 3º da Lei nº 8.666, de
1993).
Nota
Explicativa: De acordo com o art.
44 da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 02/10, deve-se fixar percentual
proporcional aos riscos que a inexecução total ou parcial do contrato poderá
acarretar para a Administração, considerando-se, entre outros fatores, o valor
do contrato, a essencialidade do objeto, o tempo de duração do contrato.
8.7.
As empresas, cadastradas ou não no SICAF, relativamente ao(s)
item(ns)..............(ou para todos os itens) deverão
comprovar, ainda, a qualificação técnica, por meio de:
Nota Explicativa: A documentação relativa à qualificação
técnica do licitante deverá constar em dispositivo editalício específico,
quando a situação demandada a exigir (art. 45, IN 02, de 2010 - SLTI/MPOG).
Reitera-se o quanto já dito em relação às exigências restringirem-se a alguns
itens específicos do edital.
8.7.1.
Registro ou inscrição da empresa licitante na entidade
profissional .........(escrever por extenso, se for o
caso), em plena validade;
Nota explicativa: Tal exigência só deve ser formulada quando,
por determinação legal, o exercício de determinada atividade afeta ao objeto
contratual esteja sujeita à fiscalização da entidade profissional competente, a
ser indicada expressamente no edital.
Quando não existir
determinação legal atrelando o exercício de determinada atividade ao
correspondente conselho de fiscalização profissional, a exigência de registro
ou inscrição, para fim de habilitação, torna-se inaplicável.
Nessas situações, o
referido subitem deve ser excluído.
Jurisprudência
atinente ao registro no Conselho Regional de Administração – CRA:
“ADMINISTRATIVO.
LICITAÇÃO. EMPRESA DE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA. REGISTRO NO CONSELHO REGIONAL DE
ADMINISTRAÇÃO. ATIVIDADE-FIM. EXIGÊNCIA EDITALÍCIA. INVALIDADE.
1. A inscrição de
empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício profissional relaciona-se à
atividade-fim, a teor do disposto no artigo 1º da Lei 6.839/80, razão pela qual
as empresas de segurança e vigilância não se sujeitam a registro no Conselho
Regional de Administração.
2. É inválida
disposição editalícia que condiciona a participação dessas empresas no certame
à apresentação de certidão comprobatória de sua inscrição perante o CRA.
3. Dentre as
atividades fiscalizadas pelo Conselho Regional de Administração não estão
inseridas as executadas pelas empresas de vigilância e segurança. As empresas
de limpeza e conservação não estão sujeitas à inscrição no CRA, pois na
atividade básica não exige a presença de profissionais de Administração.”
(Processo nº 200131000002295, Tribunal
Regional Federal da 1ª Região, Órgão Julgador: Quinta Turma, Rel.
Desembargadora Federal Selene Maria de Almeida, DJ 18/6/2004 – página 30.)
“Segundo o contra
recurso apresentado pela empresa [...], e cujas razões foram assimiladas pela
Comissão de Licitação, o atestado para ter validade deveria ter sido registrado
no Conselho Regional de Administração do Estado de [...].
Ora, já demonstramos
(vide fls. 9/12 - vol. principal) que a Jurisprudência firmou entendimento de
que é a atividade preponderante do profissional ou da empresa que determina
qual o Conselho Profissional que tem competência para a Fiscalização (STJ, Resp
nº 488.441/RS). Ademais, as empresas prestadoras de serviços de limpeza,
conservação e prestação de serviços de vigilância desarmada não se inserem
dentre as hipóteses da lei regulamentadora da profissão de administrador (TRF
4ª Região, Remessa Ex-Offício nº 12.923/SC).” Acórdão nº 2211/2010 Plenário,
TCU
“9.4.17. em atenção
ao princípio da legalidade, abstenha-se de exigir, no caso de contratação de
serviços de informática, o registro de licitantes ou profissionais ou os
atestados no Conselho Regional de Administração ou em qualquer outro conselho,
uma vez que as atividades de tecnologia da informação não são regulamentadas
por lei;” Acórdão nº 1724/2010 Plenário, TCU
8.7.2.
Comprovação
de aptidão para a prestação dos serviços em características, quantidades e
prazos compatíveis com o objeto desta licitação, ou com o item pertinente, por
meio da apresentação de atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito
público ou privado.
8.7.2.1.
Os
atestados referir-se-ão a contratos já concluídos ou já decorrido no mínimo um
ano do início de sua execução, exceto se houver sido firmado para ser executado
em prazo inferior, apenas aceito mediante a apresentação do contrato.
8.7.2.2.
O licitante disponibilizará todas as informações necessárias à
comprovação da legitimidade dos atestados apresentados.
8.7.3.
Atestado de vistoria assinado pelo
servidor responsável, caso exigido no Termo de Referência;
Nota explicativa: De acordo com o art. 30, III, da Lei 8.666,
de 1993, o licitante deve apresentar na habilitação “comprovação, fornecida
pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que
tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o
cumprimento das obrigações objeto da licitação”.
Lembramos que tal
documento só deve ser exigido para a habilitação do licitante caso a vistoria
seja definida pelo órgão, no Termo de Referência, como obrigatória, conforme
art. 15, VIII, IN SLTI/MPOG n° 02, de 2008.
8.7.4.
prova de atendimento aos requisitos
........, previstos na lei ............:
Nota Explicativa: Em havendo legislação especial incidente
sobre a matéria, que preveja requisitos de qualificação técnica específicos,
estes podem ser mencionados neste item do Edital.
8.8.
O
licitante enquadrado como Microempreendedor Individual que pretenda auferir os
benefícios do tratamento diferenciado previstos na Lei Complementar n. 123, de
2006, estará dispensado (a) da prova de inscrição nos cadastros de
contribuintes estadual e municipal e (b) da apresentação do balanço patrimonial
e das demonstrações contábeis do último exercício.
Nota Explicativa:
A apresentação do Certificado de Condição de Microempreendedor Individual –
CCMEI supre as exigências de inscrição nos cadastros fiscais, na medida em que
essas informações constam no próprio Certificado, conforme Resolução CGSIM n.
16, de 17 de dezembro de 2009.
8.9.
Os documentos exigidos para habilitação relacionados nos subitens acima,
deverão ser apresentados em meio digital pelos licitantes, por meio de
funcionalidade presente no sistema (upload), no prazo de ..............., após solicitação do Pregoeiro no
sistema eletrônico. Somente mediante
autorização do Pregoeiro e em caso de indisponibilidade do sistema, será aceito
o envio da documentação por meio do fac-símile (XX) XXXX-XXXX ou do
e-mail xxxxx@xxxxxx.gov.br. Posteriormente, os documentos serão remetidos em original, por qualquer
processo de cópia reprográfica, autenticada por tabelião de notas, ou por
servidor da Administração, desde que conferidos com o original, ou publicação
em órgão da imprensa oficial, para análise, no prazo de ..........., após encerrado o prazo para o encaminhamento via funcionalidade do
sistema (upload), fac-símile (fax) ou e-mail.
Nota Explicativa: IN
n. 01/2014 – SLTI/MPOG, Art. 3º-A O
instrumento convocatório deverá estabelecer o prazo mínimo de 2 (duas) horas,
a partir da solicitação do pregoeiro no sistema eletrônico, para envio de
documentos de habilitação complementares, por fax ou outros meios de
transmissão eletrônica, conforme prevê o § 2º do art. 25 do Decreto nº 5.450,
de 31 de maio de 2005.
8.10.
A existência de restrição relativamente à regularidade fiscal não impede
que a licitante qualificada como microempresa, empresa de pequeno porte ou
sociedade cooperativa equiparada seja declarada vencedora, uma vez que atenda a
todas as demais exigências do edital.
8.10.1.
A declaração do vencedor acontecerá no momento imediatamente posterior à
fase de habilitação.
8.11.
Caso a proposta mais vantajosa seja ofertada por microempresa, empresa de
pequeno porte ou sociedade cooperativa equiparada, e uma vez constatada a
existência de alguma restrição no que tange à regularidade fiscal, a mesma será
convocada para, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, após a declaração do
vencedor, comprovar a regularização. O prazo poderá ser prorrogado por igual
período, a critério da administração pública, quando requerida pelo licitante,
mediante apresentação de justificativa.
8.12.
A não-regularização fiscal no prazo previsto no subitem anterior
acarretará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções previstas
neste Edital, com a reabertura da sessão pública.
8.13.
Havendo
necessidade de analisar minuciosamente os documentos exigidos, o Pregoeiro
suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a
continuidade da mesma.
8.14.
Será
inabilitado o licitante que não comprovar sua habilitação, deixar de apresentar
quaisquer dos documentos exigidos para a habilitação, ou apresentá-los em
desacordo com o estabelecido neste Edital.
8.15.
Nos itens não exclusivos a microempresas e empresas de pequeno porte, em
havendo inabilitação, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual
ocorrência do empate ficto, previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes
estabelecida para aceitação da proposta subsequente.
8.16.
Da sessão pública do Pregão divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico.
Nota explicativa:
O TCU considerou que a ocorrência de “empresas com sócios em comum que
apresentam propostas para o mesmo item de determinada licitação” e a
“existência de licitantes reiteradamente desclassificados por não atenderem aos
editais ou não honrarem suas propostas” sugerem o possível enquadramento nas
condutas tipificadas o art. 7º da Lei n. 10.520/2005 e que é necessária a
instauração de processo administrativo “...com vistas à apenação das empresas
que praticarem, injustificadamente, ato ilegal tipificado no art. 7º da Lei
10.520/2002... [que] tem caráter abrangente e abarca condutas relacionadas não
apenas à contratação em si, mas também ao procedimento licitatório e à execução
da avença”, concluindo que os responsáveis pelos procedimentos licitatórios poderão
ser responsabilizados em caso de omissão (Acórdão nº 754/2015-Plenário).
9.
DA REABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA
9.1.
A sessão pública poderá ser reaberta:
9.1.1.
Nas hipóteses de provimento de recurso que leve à anulação
de atos anteriores à realização da sessão pública precedente ou em que seja
anulada a própria sessão pública, situação em que serão repetidos os atos
anulados e os que dele dependam.
9.1.2.
Quando houver erro na aceitação do preço melhor
classificado ou quando o licitante declarado vencedor não assinar o contrato,
não retirar o instrumento equivalente ou não comprovar a regularização fiscal,
nos termos do art. 43, §1º da LC nº 123/2006. Nessas hipóteses, serão adotados
os procedimentos imediatamente posteriores ao encerramento da etapa de lances.
9.2.
Todos os licitantes remanescentes deverão ser convocados
para acompanhar a sessão reaberta.
9.2.1.
A convocação se dará por meio do sistema eletrônico
(“chat”), e-mail, ou, ainda, fac-símile, de acordo com a fase do procedimento
licitatório.
9.2.2.
A convocação feita por e-mail ou fac-símile dar-se-á de
acordo com os dados contidos no SICAF, sendo responsabilidade do licitante
manter seus dados cadastrais atualizados.
10.
DO ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA VENCEDORA
10.1.
A proposta final do licitante declarado vencedor deverá ser encaminhada no
prazo de ......
(.......) horas, a contar da solicitação do
Pregoeiro no sistema eletrônico e deverá:
10.1.1.
ser redigida em língua portuguesa,
datilografada ou digitada, em uma via, sem emendas, rasuras, entrelinhas ou
ressalvas, devendo a última folha ser assinada e as demais rubricadas pelo
licitante ou seu representante legal.
10.1.2.
apresentar a planilha
de custos e formação de preços, devidamente ajustada ao lance vencedor, em
conformidade com o modelo anexo a este instrumento convocatório.
10.1.3.
conter a indicação do banco,
número da conta e agência do licitante vencedor, para fins de pagamento.
10.2.
A proposta final
deverá ser documentada nos autos e será levada em consideração no decorrer da
execução do contrato e aplicação de eventual sanção à Contratada, se for o
caso.
10.2.1.
Todas as
especificações do objeto contidas na proposta vinculam a Contratada.
11.
DOS
RECURSOS
11.1.
Declarado o vencedor e decorrida a fase de regularização fiscal de
microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, se for o caso, será concedido o prazo de no mínimo trinta minutos, para que qualquer licitante
manifeste a intenção de recorrer, de forma motivada, isto é, indicando contra
qual(is) decisão(ões) pretende recorrer e por quais motivos, em campo próprio
do sistema.
11.2.
Havendo
quem se manifeste, caberá ao Pregoeiro verificar a tempestividade e a
existência de motivação da intenção de recorrer, para decidir se admite ou não
o recurso, fundamentadamente.
11.2.1.
Nesse
momento o Pregoeiro não adentrará no mérito recursal, mas apenas verificará as
condições de admissibilidade do recurso.
11.2.2.
A falta de
manifestação motivada do licitante quanto à intenção de recorrer importará a
decadência desse direito.
11.2.3.
Uma vez
admitido o recurso, o recorrente terá, a partir de então, o prazo de três dias
para apresentar as razões, pelo sistema eletrônico, ficando os demais
licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões
também pelo sistema eletrônico, em outros três dias, que começarão a contar do
término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos
elementos indispensáveis à defesa de seus interesses.
11.3.
O
acolhimento do recurso invalida tão somente os atos insuscetíveis de
aproveitamento.
11.4.
Os autos
do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, no endereço
constante neste Edital.
12.
DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO
12.1.
O objeto
da licitação será adjudicado ao licitante declarado vencedor, por ato do Pregoeiro,
caso não haja interposição de recurso, ou pela autoridade competente, após a
regular decisão dos recursos apresentados.
12.2.
Após a
fase recursal, constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade
competente homologará o procedimento licitatório.
13.
DA GARANTIA DE EXECUÇÃO
Nota explicativa: Fica a critério da Administração exigir, ou
não, a garantia. Não a exigindo, deve suprimir o item.
Conforme disposto no
artigo 56, da Lei nº 8.666, de 1993, o percentual da garantia não poderá
exceder a 5% do valor do contrato.
13.1.
O adjudicatário, no prazo de 10 (dez) dias após a assinatura do Termo de Contrato, prestará garantia
no valor correspondente a ........... (.....) do valor do Contrato, que será liberada de acordo com as
condições previstas neste Edital, conforme disposto no art. 56 da Lei nº 8.666,
de 1993, desde que cumpridas as obrigações contratuais.
13.1.1.
A inobservância do prazo fixado para
apresentação da garantia acarretará a aplicação de multa de 0,07% (sete
centésimos por cento) do valor do contrato por dia de atraso, até o máximo de
2% (dois por cento).
13.1.2.
O atraso superior a 25 (vinte e cinco) dias
autoriza a Administração a promover a rescisão do contrato por descumprimento
ou cumprimento irregular de suas cláusulas, conforme dispõem os incisos I e II
do art. 78 da Lei nº 8.666, de 1993;
Nota Explicativa: Pode a Administração condicionar a
assinatura do contrato à comprovação da prestação da garantia, o que costuma
tornar este ônus mais difícil para os adjudicatários, embora traga maiores
facilidades para a Administração, caso esta não venha a ser prestada. Nesta
hipótese, suprimir os itens 11.1.1 e 11.1.2 e alterar a redação do item inicial
para:
11.1. O adjudicatário, como condição para
assinatura do Termo de Contrato, prestará garantia no valor correspondente a
........... (.....) do valor do Contrato, que será liberada de acordo com as
condições previstas neste Edital, conforme disposto no art. 56 da Lei nº 8.666,
de 1993, desde que cumpridas as obrigações contratuais.
13.2.
A validade da garantia, qualquer que seja a
modalidade escolhida, deverá abranger um período de mais 3 (três) meses após o
término da vigência contratual.
13.3.
A garantia assegurará, qualquer que seja a
modalidade escolhida, o pagamento de:
13.3.1.
prejuízos advindos do não cumprimento do
objeto do contrato;
13.3.2.
prejuízos diretos causados à Administração
decorrentes de culpa ou dolo durante a execução do contrato;
13.3.3.
multas moratórias e punitivas aplicadas pela
Administração à contratada; e
13.3.4.
obrigações trabalhistas e previdenciárias de
qualquer natureza, não adimplidas pela contratada, quando couber.
13.4.
A modalidade seguro-garantia somente será
aceita se contemplar todos os eventos indicados no item anterior, mencionados
no art. 19, XIX, b da IN SLTI/MPOG 02/2008, observada a legislação que rege a
matéria.
13.5.
A garantia em dinheiro deverá ser efetuada em
favor da Contratante, em conta específica na Caixa Econômica Federal, com
correção monetária.
13.6.
No caso de alteração do valor do contrato, ou prorrogação de sua
vigência, a garantia deverá ser ajustada à nova situação ou renovada, seguindo
os mesmos parâmetros utilizados quando da contratação.
13.7.
Se o valor da garantia for utilizado total ou
parcialmente em pagamento de qualquer obrigação, a Contratada obriga-se a fazer
a respectiva reposição no prazo máximo de .......... (......) dias úteis, contados da data em que for notificada.
13.8.
A Contratante executará a garantia na forma
prevista na legislação que rege a matéria.
13.9.
Será considerada extinta a garantia:
13.9.1.
com a
devolução da apólice, carta fiança ou autorização para o levantamento de
importâncias depositadas em dinheiro a título de garantia, acompanhada de
declaração da Contratante, mediante termo circunstanciado, de que a Contratada
cumpriu todas as cláusulas do contrato;
13.9.2.
no
prazo de 90 (noventa) após o término da vigência, caso a Contratante não
comunique a ocorrência de sinistros.
14.
DO TERMO DE CONTRATO OU INSTRUMENTO EQUIVALENTE
Nota explicativa: De acordo com o artigo 62 da Lei nº 8.666,
de 1993, aplicável subsidiariamente à modalidade pregão, o termo de contrato é
facultativo nas contratações com valor de até R$80.000,00 (oitenta mil reais).
Assim, não havendo termo de contrato, este poderá ser substituído por outros
instrumentos hábeis, como carta contrato, nota de empenho de despesa ou
autorização de compra, nos quais deve constar expressamente a vinculação à
proposta e aos termos do edital da licitação.
14.1.
Após a homologação da
licitação, o adjudicatário terá o prazo de .........
(........) dias úteis, contados a partir da data
de sua convocação, para assinar o Termo de Contrato ou aceitar instrumento
equivalente, conforme o caso (Nota de Empenho/Carta Contrato/Autorização), sob
pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste
Edital.
14.2.
O prazo de vigência da contratação é de ..............................,
contados a partir do(a) ......................, prorrogável
na forma do art. 57, § 1°, da Lei n° 8.666/93.
14.3.
Previamente à
contratação, a Administração realizará consulta “on
line” ao SICAF, bem como ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados –
CADIN, cujos resultados serão anexados aos autos do processo.
14.3.1.
Na hipótese de
irregularidade do registro no SICAF, o contratado deverá regularizar a sua
situação perante o cadastro no prazo de até 05 (cinco) dias, sob pena de
aplicação das penalidades previstas no edital e anexos.
14.4.
Alternativamente à
convocação para comparecer perante o órgão ou entidade para a assinatura do Termo de Contrato ou aceite do instrumento
equivalente, a Administração poderá encaminhá-lo para assinatura ou aceite do
adjudicatário, mediante
correspondência postal com aviso de recebimento (AR) ou meio eletrônico, para
que seja assinado ou aceito no prazo de ...... (.....) dias, a contar da data de seu recebimento
Nota Explicativa:
A vigência do contrato poderá ultrapassar o exercício financeiro, desde que as
despesas referentes à contratação sejam integralmente empenhadas até 31 de
dezembro, para fins de inscrição em restos a pagar, conforme Orientação
Normativa AGU n° 39, de 13/12/2011. É importante que a Administração se certifique de
que o Termo de Contrato, devolvido assinado pela Contratada, não sofreu
qualquer alteração.
14.5.
O prazo previsto para
assinatura ou aceite poderá ser prorrogado, por igual período, por solicitação
justificada do adjudicatário e aceita pela Administração.
Nota explicativa:
O art. 64 da Lei n. 8.666, de 1993, dispõe: “A Administração convocará
regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar
o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena
de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art.
81 desta Lei.” Por outro lado, “A recusa injustificada do adjudicatário em
assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do
prazo estabelecido pela Administração, caracteriza o descumprimento total da
obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas” (art.
81). Portanto, a recusa da empresa
deverá ser sancionada, salvo justificativa juridicamente plausível,
conforme prevê o TCU no Acórdão nº 1793/2011-Plenário, quando afirma: “...a não
autuação sem justificativa dos referidos processos poderá ensejar a aplicação
de sanções aos servidores omissos, conforme previsão do art. 82 da Lei
8.666/1993”. No mesmo sentido, o TCU
aplicou multa ao pregoeiro, nos seguintes termos: “...Além disso, o
pregoeiro ignorou também previsão editalícia de aplicação de penalidade àquele
que não mantiver a proposta. Nesses termos, o Plenário, acolhendo a proposta do
relator, rejeitou, no ponto, as alegações de defesa do pregoeiro, para julgar
irregulares suas contas, aplicando-lhe a multa capitulada no inciso I do art.
58 da Lei 8.443/92” Acórdão nº 3261/2014-Plenário (26.11.2014).
15.
DO REAJUSTE
15.1.
O preço é
fixo e irreajustável.
16.
DA ENTREGA E DO RECEBIMENTO DO OBJETO E DA
FISCALIZAÇÃO
16.1.
Os critérios de recebimento e aceitação do objeto e de fiscalização
estão previstos no Termo de Referência
17.
DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA
17.1.
As obrigações da Contratante e da Contratada são as estabelecidas no
Termo de Referência.
18.
DO PAGAMENTO
18.1.
O
pagamento será efetuado pela Contratante no prazo de ..... (....) dias,
contados da apresentação da Nota Fiscal/Fatura contendo o detalhamento dos serviços executados
e os materiais empregados, através de ordem bancária, para crédito em banco,
agência e conta corrente indicados pelo contratado.
Nota Explicativa: Atentar para o prazo máximo de 30 dias para
pagamento, conforme disposto no artigo 40, XIV, “a”, da Lei 8.666, de 1993.
Esse prazo abrange tanto o prazo para a empresa apresentar a Nota
Fiscal/Fatura, disciplinado abaixo, como o prazo para o fiscal atestá-la, e
demais trâmites burocráticos. Ou seja, é o prazo desde a apresentação até o
envio da ordem bancária.
18.2.
Os pagamentos decorrentes de despesas cujos valores não ultrapassem o
limite de que trata o inciso II do art. 24 da Lei 8.666, de 1993, deverão ser efetuados no
prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados da data da apresentação da Nota
Fiscal/Fatura, nos termos do art. 5º, § 3º, da Lei nº 8.666, de 1993.
18.3.
A apresentação da Nota Fiscal/Fatura deverá ocorrer no prazo de ..... (....)
dias, contado da data final
do período de adimplemento da parcela da contratação a que aquela se referir.
18.4.
O pagamento somente será autorizado depois de efetuado o “atesto” pelo
servidor competente, condicionado este ato à verificação da conformidade da
Nota Fiscal/Fatura apresentada em relação aos serviços efetivamente prestados e
aos materiais empregados.
18.5.
Havendo erro na apresentação da Nota Fiscal/Fatura ou dos documentos
pertinentes à contratação, ou, ainda, circunstância que impeça a liquidação da
despesa, como por exemplo, obrigação financeira pendente, decorrente de
penalidade imposta ou inadimplência, o pagamento ficará sobrestado até que a
Contratada providencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para
pagamento iniciar-se-á após a comprovação da regularização da situação, não acarretando
qualquer ônus para a Contratante.
18.6.
Nos termos
do artigo 36, § 6°, da Instrução Normativa SLTI/MPOG n° 02, de 2008, será
efetuada a retenção ou glosa no pagamento, proporcional à irregularidade
verificada, sem prejuízo das sanções cabíveis, caso se constate que a
Contratada:
18.6.1.
não
produziu os resultados acordados;
18.6.2.
deixou de
executar as atividades contratadas, ou não as executou com a qualidade mínima
exigida;
18.6.3.
deixou de
utilizar os materiais e recursos humanos exigidos para a execução do serviço,
ou utilizou-os com qualidade ou quantidade inferior à demandada.
18.7.
Será
considerada data do pagamento o dia em que constar como emitida a ordem bancária para
pagamento.
18.8.
Antes de cada pagamento à contratada, será realizada consulta ao SICAF
para verificar a manutenção das condições de habilitação exigidas no edital.
18.9.
Constatando-se, junto ao SICAF, a situação de irregularidade da
contratada, será providenciada sua advertência, por escrito, para que, no prazo
de 5 (cinco) dias, regularize sua situação ou, no mesmo prazo, apresente sua
defesa. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da
contratante.
18.10.
Não havendo regularização ou sendo a defesa considerada improcedente, a
contratante deverá comunicar aos órgãos responsáveis pela fiscalização da
regularidade fiscal quanto à inadimplência da contratada, bem como quanto à
existência de pagamento a ser efetuado, para que sejam acionados os meios
pertinentes e necessários para garantir o recebimento de seus créditos.
18.11.
Persistindo a irregularidade, a contratante deverá adotar as medidas
necessárias à rescisão contratual nos autos do processo administrativo
correspondente, assegurada à contratada a ampla defesa.
18.12.
Havendo a efetiva execução do objeto, os pagamentos serão realizados
normalmente, até que se decida pela rescisão do contrato, caso a contratada não
regularize sua situação junto ao SICAF.
18.13.
Somente por motivo de economicidade, segurança nacional ou outro
interesse público de alta relevância, devidamente justificado, em qualquer
caso, pela máxima autoridade da contratante, não será rescindido o contrato em
execução com a contratada inadimplente no SICAF.
18.14.
Quando do pagamento,
será efetuada a retenção tributária prevista na legislação aplicável.
18.14.1.
A Contratada
regularmente optante pelo Simples Nacional não sofrerá a retenção tributária
quanto aos impostos e contribuições abrangidos por aquele regime. No entanto, o
pagamento ficará condicionado à apresentação de comprovação, por meio de
documento oficial, de que faz jus ao tratamento tributário favorecido previsto
na referida Lei Complementar.
18.15.
Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a
Contratada não tenha concorrido, de alguma forma, para tanto, fica
convencionado que a taxa de compensação financeira devida pela Contratante,
entre a data do vencimento e o efetivo adimplemento da parcela, é calculada
mediante a aplicação da seguinte fórmula:
EM
= I x N x VP, sendo:
EM =
Encargos moratórios;
N = Número de dias entre a
data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;
VP = Valor da parcela a ser
paga.
I = Índice de compensação financeira = 0,00016438,
assim apurado:
I = (TX)
|
I =
|
( 6 / 100 )
|
I = 0,00016438
TX = Percentual da taxa anual = 6%
|
365
|
19.
DAS
SANÇÕES ADMINISTRATIVAS.
19.1.
Comete
infração administrativa, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, o
licitante/adjudicatário que:
19.1.1.
não
assinar o termo de contrato ou aceitar/retirar o instrumento equivalente,
quando convocado dentro do prazo de validade da proposta;
19.1.2.
apresentar
documentação falsa;
19.1.3.
deixar
de entregar os documentos exigidos no certame;
19.1.4.
ensejar o retardamento da execução
do objeto;
19.1.5.
não mantiver a
proposta;
19.1.6.
cometer
fraude fiscal;
19.1.7.
comportar-se
de modo inidôneo;
19.2.
Considera-se
comportamento inidôneo, entre outros, a declaração falsa quanto às condições de
participação, quanto ao enquadramento como ME/EPP ou o conluio entre os
licitantes, em qualquer momento da licitação, mesmo após o encerramento da fase
de lances.
19.3.
O
licitante/adjudicatário que cometer qualquer das infrações discriminadas no
subitem anterior ficará sujeito, sem prejuízo da responsabilidade civil e
criminal, às seguintes sanções:
19.3.1.
Multa
de .......% (.....
por cento) sobre o valor estimado do(s) item(s) prejudicado(s) pela conduta do
licitante;
19.3.2.
Impedimento
de licitar e de contratar com a União e descredenciamento no SICAF, pelo prazo
de até cinco anos;
19.4.
A
penalidade de multa pode ser aplicada cumulativamente com a sanção de
impedimento.
19.5.
A aplicação de
qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que
assegurará o contraditório e a ampla defesa ao licitante/adjudicatário,
observando-se o procedimento previsto na Lei nº 8.666, de 1993, e
subsidiariamente na Lei nº 9.784, de 1999.
19.6.
A autoridade
competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da
conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à
Administração, observado o princípio da proporcionalidade.
19.7.
As penalidades serão
obrigatoriamente registradas no SICAF.
19.8.
As sanções por atos
praticados no decorrer da contratação estão previstas no Termo de Referência.
20.
DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DO PEDIDO DE
ESCLARECIMENTO
20.1.
Até 02
(dois) dias úteis antes da data designada para a abertura da sessão pública,
qualquer pessoa poderá impugnar este Edital.
20.2.
A
impugnação poderá ser realizada por forma eletrônica, pelo e-mail ..............., pelo fax ............, ou por
petição dirigida ou protocolada no endereço .........................., seção .........................
Nota Explicativa: É importante que o Pregoeiro preencha
corretamente esses campos, especialmente o referente à petição, de forma a
garantir que a impugnação chegue ao seu conhecimento de forma imediata. Sempre
que indicar protocolos centrais, deve deixar o Setor de sobreaviso para o
encaminhamento urgente da impugnação.
20.3.
Caberá ao
Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até vinte e quatro horas.
20.4.
Acolhida a
impugnação, será definida e publicada nova data para a realização do certame.
20.5.
Os pedidos
de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deverão ser enviados
ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data designada para
abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via
internet, no endereço indicado no Edital.
20.6.
As
impugnações e pedidos de esclarecimentos não suspendem os prazos previstos no
certame.
20.7.
As
respostas às impugnações e os esclarecimentos prestados pelo Pregoeiro serão
entranhados nos autos do processo licitatório e estarão disponíveis para
consulta por qualquer interessado.
21.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
21.1.
Não
havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a
realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente
transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário anteriormente
estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário, pelo Pregoeiro.
21.2.
No
julgamento das propostas e da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou
falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua
validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e
acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação
e classificação.
21.3.
A homologação do resultado desta licitação não
implicará direito à contratação.
21.4.
As normas
disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação
da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da
Administração, o princípio da isonomia, a finalidade e a segurança da
contratação.
21.5.
Os
licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas
propostas e a Administração não será, em nenhum caso, responsável por esses
custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.
21.6.
Na
contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o
dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos
em dias de expediente na Administração.
21.7.
O
desatendimento de exigências formais não essenciais não importará o afastamento
do licitante, desde que seja possível o aproveitamento do ato, observados os
princípios da isonomia e do interesse público.
21.8.
Em caso de
divergência entre disposições deste Edital e de seus anexos ou demais peças que
compõem o processo, prevalecerá as deste Edital.
21.9.
O Edital
está disponibilizado, na íntegra, no endereço eletrônico .........., e também poderão ser
lidos e/ou obtidos no endereço .................., nos dias úteis, no horário das ............ horas às ............ horas, mesmo endereço e período no qual os autos do processo
administrativo permanecerão com vista franqueada aos interessados.
21.10.
Integram
este Edital, para todos os fins e efeitos, os seguintes anexos:
21.10.1.
ANEXO I -
Termo de Referência;
21.10.2.
ANEXO II – Minuta de Termo de Contrato;
(quando for o caso)
21.10.3.
ANEXO III – Minuta de termo de vistoria (se for o caso);
21.10.4. ANEXO IV – Modelo do Acordo de Níveis de Serviço – ANS;
21.10.5.
ANEXO V – (....)
...............
, ......... de .......................... de 20.....
Assinatura da autoridade competente
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