Livros falados sobre licitação

terça-feira, 8 de março de 2016

Ata registro preços

Perguntas e Respostas 
 
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 
Pergunta para professora Flavia Vianna :
Uma Ata de Registro de Preços de PAPEL A4, cuja licitação Pregão foi previsto 100 resmas para 6 meses, ok. Durante este período (6 meses), foi utilizada 90 resmas, ou seja, quase a totalidade da Ata; Próximo ao findar o prazo da Ata a Administração resolve prorrogar a mesma por mais 6 meses, ok. Minha dúvida é, no caso desta prorrogação da Ata por mais 6 meses, podemos considerar que o quantitativo inicial referente a prorrogação seja de 100 resmas, ou, 10 resmas? 

RESPOSTA: Nesse seu exemplo, de prorrogação da ata por mais 6 meses (desde que o fornecedor adjudicatário da ata aceite a prorrogação), apenas é prorrogado o PRAZO, ou seja, durante os próximos 6 meses só poderão ser adquiridos os quantitativos RESTANTES,as 10 resmas. Na prorrogação de Ata não se reintegram os quantitativos, apenas podem ser adquiridos os quantitativos remanescentes, ou seja, o que "sobrou", no exemplo, já tendo sido adquiridas as 90 resmas, só poderão ser adquiridas as 10.

6 comentários:

  1. Esta prorrogação da ARP se daria por um contrato dela decorrente ou "termo aditivo" sobre a própria ata?

    ResponderExcluir
  2. E, considerando a mesma situação fática da pergunta: se fosse formalizado um contrato decorrente da ARP, só poderia contemplar as 10 resmas restantes?

    ResponderExcluir
  3. A Ata precisa ser prorrogada, caso contrário, expira nos 6 meses inicialmente previstos.
    Após formalizada a Ata, a Administração formalizará a contratação das resmas faltantes, seja por termo de contrato ou por instrumento hábil a substituí-lo a depender do caso concreto nos termos da Lei 8.666

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Flavia. Após assistir o video sobre Ata de Registro de preço, tenho algumas dúvidas:Tenho a necessidade do Fornecimento e instalação de Piso Vinílico. Neste caso terei que procurar uma Ata que tenha licitado este produto/serviço específico ou se a empresa vencedora realizar o serviço, ela pode executar serviço que não foi licitado?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vilidiana, para pegar carona em alguma ata, somente se existir o exato objeto que você está precisando, apenas é possível aderir aos objetos licitados e registrados na ata. Abraços !

    ResponderExcluir